domingo, 14 de setembro de 2014

COOPERTALSE: 18 ANOS DE HISTÓRIA




A luta pela legalização dos transportes alternativos, iniciou-se em 1995, mas apenas em 1996, com a mobilização de um pequeno grupo, de aproximadamente 20 pessoas, conseguiram um grau de organização suficientemente forte, com a inserção de outros segmentos sociais de luta.


Atendendo à solicitação do Governo do Estado, no dia 08 de Abril de 1996, o DER – Departamento de Estradas e Rodagens, proibiu a circulação dos transportes alternativos de passageiros, autorizando os postos de Polícia Rodoviária Federal a multar e apreender os veículos que circulassem sem autorização. 

Em 10 de Abril do mesmo ano, deu-se uma das maiores mobilizações no Estado, contando com a participação de 300 carros, todos que fazem parte do sistema alternativo de transporte, sendo eles: caminhoneiros de Itabaiana, Kombis, donos de topics, bestas, Mercedinhas e D-20´s dos municípios de Glória, Monte Alegre e Porto da Folha. Todos se sentiram prejudicados pela exagerada fiscalização e queriam a legalização de seu transporte.

Voltando atrás na sua decisão, o Governo do Estado dá um prazo de até 15 de maio para os parlamentares encontrarem uma solução para o problema da legalização dos serviços de transporte alternativo, criando assim a Comissão de Transportes da Assembléia.




Fundada em 31 de Maio de 1996 a COOPERTALSE – Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros do Estado de Sergipe, foi a primeira cooperativa de transporte alternativo do Brasil a ser regulamentada e vem se aprimorando ano a ano de sua existência.A Coopertalse atua em 95% do estado de Sergipe, gera mais de 1.000 empregos diretos e conta com uma frota de 250 veículos licenciados e rigorosamente dentro dos padrões exigidos pelo DER-SE.




Horarios e rotas da Coopertalse: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário