sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PRODUÇÃO DE ÔNIBUS CAI 15,9%



A produção de ônibus entre janeiro e novembro deste ano acumula queda de 15,9% em relação ao mesmo período de 2013. Enquanto que neste período de 2014 foram montados 32.334 veículos de transportes coletivo, de janeiro a novembro do ano passado, a indústria produziu 38.466 ônibus. Os dados são as Anfavea e foram divulgados nesta quinta-feira (04).

O segmento que apresenta o pior desempenho no ano, segundo os dados da entidade, é o de ônibus urbanos, com produção registrando queda acumulada de 19,1%. Entre janeiro e novembro deste ano foram feitos 26.072 urbanos contra 32.242 em semelhante intervalo de tempo no ano passado. Já em relação aos ônibus rodoviários, o período entre janeiro e novembro de 2014 acumula uma ligeira alta de 0,6% com 6.262 unidades ante os 6.224 ônibus rodoviários do ano passado. 

Há fatores macroeconômicos que podem explicar estes números, como a estagnação da economia brasileira ao mesmo tempo que a inflação e os juros da dívida pública crescem acima das metas da equipe do Ministério da Fazenda e do Banco Central. Como ônibus não são apenas veículos e sim bens de capital, se o ritmo da economia como um todo estiver desaquecido, não haverá atividades que permitam um maior deslocamento de pessoas, tanto para o trabalho como para o lazer. Com uma menor demanda nas atividades econômicas em geral, menor também a disposição dos empresários em renovação de frota.

Fonte: Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário