sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

CONHECENDO AS LINHAS DO SIT: 008 AEROPORTO / BAIRRO INDUSTRIAL VIA SANTA TEREZA


A década de 1990 foi um período histórico muito importante para o sistema integrado transporte de Aracaju e região metropolitana, em razão de que nesta época  o SIT começa Tomar maiores proporções em detrimento da criação de diversas linhas que passaram a atender e integrar muitas comunidades da grande Aracaju. A linha 008, surge neste momento, porém com itinerário e nomenclatura diferente da que podemos perceber nos dias  de hoje. Inicialmente a 008 ligava o bairro Coroa do meio ao centro comercial (008-Coroa do meio / Centro), até ser extinta quando unificada com as linhas 010 e 608 para a criação da 500- Circular cidades I e II.
Em meados de 2002, a linha 720-Santa Tereza / Zona Norte, passou por alterações e adquiriu um novo prefixo, Tornando-se 008- Santa Tereza / Zona norte até a desativação do terminal da Zona Norte que localizava-se no Bairro industrial, após a desativação a 008 passou a ser chamada de 008-Santa Tereza / bairro Industrial. Em 2014 a 008 novamente teve sua nomenclatura alterada, passando a ser   008-Aeroporto / Bairro Industrial, via Santa Tereza,em 2015 a linha teve seu itinerário a alterado indo até o Porto Sul(Zona de expansão) e ficando como 008-Porto Sul / Bairro Industrial.

Para o turista a 008 é uma linha ideal pois seu itinerário é recheado de pontos turísticos, e cartões postais de Aracaju, além disso realiza a ligação entre eles a saber:  Orla de Atalaia, Oceanário, Shopping Riomar, Calçadão da beira mar, Mirante da 13 de Julho, Museu da Gente sergipana, Praça Fausto Cardoso, Centro comercial, Mercados Centrais, e Bairro Santo Antônio. Além disso a 008 é uma linha que abrange quase todo o complexo hoteleiro, localizado no Bairro Atalaia. 



Em 2015 a Viação Modelo repassou a linha para Capital Transportes que faz parte também do mesmo grupo, a capital opera a linha com ônibus do  tipo alongado e convencional, sendo 8 nos dias úteis e 6 aos sábados e 5 aos domingos e feriados, contribuindo para  um tempo de espera que varia entre 15 e 50 min.
Clique aqui para ver por onde essa linha passa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário