quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CURIOSIDADES: O PRIMEIRO ÔNIBUS BRASILEIRO A GASOLINA


Em 1908 o empresário Octávio da Rocha Miranda obteve então da prefeitura uma concessão para a implantação, em caráter provisório, de uma linha de auto-ônibus que circulava ao longo da avenida Central, hoje Rio Branco. Os veículos também realizavam viagens extraordinárias do centro da cidade até o local da Exposição, na Praia Vermelha. A mecânica desses carros era do fabricante alemães "Daimler", e a carroceria de origem francesa "Guy". Era movido a bateria e gasolina e praticamente não provocava poluição sonora ou atmosférica.

Há mais de 100 anos, em 1911, o empresário ajudou a fundar a empresa Auto-Avenida, a primeira do ramo de transporte terrestre de passageiros no Brasil, que durou apenas até 1917. Nos anos seguintes, aumentaram-se as linhas, os usuários e as tecnologias empregadas no setor.

Hoje, um século depois, o transporte rodoviário do Brasil é um dos mais desenvolvidos do mundo, com 2.000 empresas e 71.000 veículos para atender linhas interestaduais, que ligam todas as regiões do país, intermunicipais e até internacionais. Um avanço incrível, não é mesmo?

O primeiro ônibus a gasolina do Brasil

No ano de 1908, foi introduzido o primeiro serviço regular de ônibus a gasolina do Brasil. Em comemoração aos 100 anos da abertura dos portos por D. João VI, foi realizada na Praia Vermelha a Exposição Nacional. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário