quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ônibus e caminhões Volkswagen recebem novo sistema de partida em rampa

Segundo a montadora, são usados componentes do próprio ABS, podendo aumentar a eficiência do conjunto que imobiliza o veículo em subidas.

A MAN Latin America, proprietária da marca Volkswagen de Caminhões e Ônibus, anunciou uma novidade no sistema auxiliar de partida em rampa, hoje considerado pelo mercado, essencial para veículos de grande porte.
Segundo a montadora, o EasyStart agora usa componentes do próprio freio ABS já disponíveis nos ônibus e caminhões.
“Isso torna o sistema dos modelos Volkswagen mais simples, pois não requer a manutenção de válvulas, pressostatos e outras tecnologias adicionais muito utilizadas na indústria para chegar ao mesmo resultado. O objetivo é garantir sempre ao cliente a melhor relação custo-benefício. Em sua primeira versão, o EasyStart atuava no freio dianteiro. Agora se estende ao traseiro.” – explica a MAN Latin America em nota.
O sistema é destinado aos ônibus e caminhões automatizados (V-Tronic) e, segundo a MAN, “permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo por até três segundos em rampa. Basta que a função esteja habilitada por meio de um botão específico. Atrelado à caixa de câmbio, o sistema garante que, mesmo sem o acionamento do pedal de freio, o caminhão ou ônibus se mantenha estável em aclives durante esse período, enquanto o condutor faz a movimentação necessária ao controle da partida com o acelerador. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.”
O sistema é acionado pelo motorista por um botão no painel do veículo.

Fonte: http://onibusbrasil.com/blog/2015/02/26/onibus-e-caminhoes-volkswagen-recebem-novo-sistema-de-partida-em-rampa/

Texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário