domingo, 31 de maio de 2015

BRT EM ARACAJU, MAIS UM PASSO DADO

Depois de muitos encontros e desencontros na esfera política e administrativa estadual e municipal, finalmente o governo do estado, na pessoa do governador Jackson Barreto (após parecer positivo da procuradoria geral do estado), e os prefeitos dos municípios da grande Aracaju (João Alves, Rivânia Batalha, Airton Martins e Fábio Henrique) assinam protocolo de intenções, em que se comprometem a constituir um consórcio (autarquia) que administre o transporte público da grande Aracaju.

Apresentação BRT em Aracaju, 2013
Mas, o que isso de imediato significa pra nós usuários? A manutenção da integração, que existe há mais de 30 anos, que estava seriamente ameaçada, vista a ação judicial que exigia da prefeitura de Aracaju uma licitação, de modo a sanar as atuais e frágeis permissões do 3 grupos que operam o sistema integrado de transporte.

Face a isto, todo um projeto já estudado e desenvolvido pelo escritório do urbanista Jaime Lerner, dá um largo passo para a sua concretização, visto que a parte legal deverá ser aprovado pelas 4 câmaras municipais e assembléia legislativa até setembro.

O que irá mudar para o futuro? Publicamos há aluns meses aqui na page do B.U.S. o projeto que será executado pelos entes púbicos já citados (incluindo recursos do PROINVESTE e uma verba de mais de 130 milhões de reais do ministério das cidades, que se encontra em uma conta especial da CAIXA, para investir na nossa mobilidade urbana), que incluem a reforma de terminais de integração, novos terminais na BR (altura do atacadão), ORLANDO DANTAS, av. SANTA GLEIDE, entre outros, novas avenidas, pequenos terminais especiais de brt, e outras novidades importantes.

A realidade do nosso transporte ainda não é a que desejamos, mas o futuro certamente é de trazer muita esperança!


Por: Urban Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário