segunda-feira, 11 de maio de 2015

SMTT REALIZA INVERSÃO MODAL PARA MOTORISTAS DE ÔNIBUS DURANTE III SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

No último dia da III Semana Municipal de Trânsito ‘+ Consciência – Acidentes’, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, realizou na manhã sexta-feira, 8, a prática de uma inversão de modal com 15 motoristas de ônibus. A ação aconteceu na Rota de Fuga, Zona de Expansão de Aracaju, e teve a parceria das empresas de transporte público, Caju Bike e ONG Ciclo Urbano.

Após aula teórica sobre as regras de trânsito que envolvem ciclistas e o uso da bicicleta no trânsito, realizada na quinta-feira, 7, os motoristas de ônibus trocaram de lugar e foram às bikes, para considerar a importância de manter a distância regulamentar de 1,5 m do ciclista. Para isso, cinco bicicletas do Caju Bike foram acopladas a cavaletes a cada cinco metros, dentro de uma área sinalizada com menos de 1,5 m e depois, sinalizada com distância regulamentar.

Segundo o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, a inversão de modal foi uma novidade que a III Semana Municipal de Trânsito propôs. “O foco dessa ação foi sensibilizar o motorista de ônibus sobre a importância de se manter a distância mínima regulamentada pelo código de trânsito, que é de 1,5 m do ciclista. E no momento em que nos colocamos no lugar do outro, a mudança de percepção facilita o aprendizado e consequentemente, a conscientização”, afirmou.

O motorista Elias Melo dos Santos, da Viação Modelo, participou da inversão de modal. “Estou impressionado. Não tinha noção de que era assim, tão assustador. Nós quando estamos no volante do ônibus, não percebemos, mas aqui, montado na bicicleta, mesmo parado e em um ambiente controlado, esse deslocamento de ar provocado pelo ônibus é muito forte. Sem dúvida, foi um grande aprendizado”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário