sábado, 8 de agosto de 2015

Serie B.U.S pelo Brasil - Companhia Carris Porto-Alegrense



Mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Na época, a Capital dos gaúchos era uma pacata província de apenas 44 mil habitantes, que recém havia completado 100 anos de fundação.
Inicialmente operando bondes puxados a mula, em 1908 a companhia inaugurou o serviço de bondes elétricos, que foi desativado somente em 1970. Em 1928, a Carris passou também a oferecer o transporte por ônibus para as localidades onde as linhas de bonde não chegavam.

Atualmente, a Carris detém 29 linhas. Da frota de 377 veículos, 208 são dotados de ar condicionado, 127 têm câmbio automático e 231 possibilitam acessibilidade às pessoas com deficiência.



Diariamente, os veículos da Carris conduzem aproximadamente 250 mil pessoas, percorrendo um total de 77 mil km. Cerca de 2 mil funcionários trabalham na companhia, entre motoristas, cobradores, mecânicos e outros profissionais.





Sociedade de economia mista com o controle acionário da Prefeitura de Porto Alegre, que detém mais de 99% das ações. Em 1999, a Associação Nacional dos Transportes Públicos concedeu à Carris o prêmio de melhor empresa de ônibus urbano do país.Conquistou ,em 2003, o Prêmio Nacional de Gestão Pública do Governo Federal. Desde 2000, por 16 anos consecutivos, a pesquisa da Revista Amanhã aponta a Carris como a empresa de ônibus mais lembrada pelos porto-alegrenses. Desde que a categoria é pesquisada, a Carris sempre aparece em primeiro lugar.

Informações retiradas do site da Carris http://www.carris.com.br/default.php
Fotos: Marcio Lima B.U.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário