domingo, 24 de janeiro de 2016

SISTEMAS PELO BRASIL - MACEIÓ

Caros seguidores mais uma vez o BUS sai na frente e com exclusividade mostra a você algumas informações e curiosidades sobre alguns outros sistemas urbanos de capitais e cidades-polo do país. Começando pela capital alagoana, Maceió, que passa por uma série de transições em seu sistema após a licitação do transporte publico. 


O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) é a operacionalização do novo sistema que consiste na implantação da integração temporal entre as mesmas empresas. Somente com o cartão eletrônico é que os passageiros poderão fazer mais de um embarque pagando somente uma passagem no intervalo de uma hora e meia.

A primeira fase da implantação das melhorias previstas do edital de licitação do transporte público tem início em janeiro de 2016, com a implantação do SIMM. Nesta primeira fase, também terão início a padronização da frota com nova identidade visual, atendimento à legislação de acessibilidade com disponibilidade de dois lugares para cadeirantes nos 50 novos ônibus e manutenção dos terminais pelas empresas.

Primeiramente a integração temporal parcial em fase de teste, início da manutenção dos terminais pelas empresas, transferência de todas as linhas para cada lote e nova tarifa. A partir de 25/01, a Integração Temporal será implantada em fase de teste na cidade. As linhas de ônibus oferecerão o sistema de forma gradativa. Logo após ocorrerá a transição dos funcionários, integração total do sistema e início da padronização da frota com previsão para término em agosto.

A segunda fase da licitação será finalizada até o final de outubro de 2016 com a reorganização das linhas de ônibus atendendo principalmente aos conjuntos habitacionais construídos recentemente. A última fase compreende a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nas avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima. Nesta última etapa, parte dos ônibus coletivos passam a ser alimentadores entre os bairros e as estações de embarque do VLT.

Até o final do ano, os ônibus vão ter a cor de cada lote (azul, vermelho, amarelo e verde.):

Lote 100 Viação Cidade de Maceió (Serraria & Adjacências)



Lote 200 São Francisco (Fernão Velho & Adjacências)


Lote 300 Veleiro (Trapiche da Barra & Adjacências)



Lote 400 Real Alagoas (Benedito Bentes & Adjacências)


Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/smtt/simm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário