segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

"ARACAJU E O TRANSPORTE QUE QUEREMOS!" - PARTE 01


   A prefeitura de Aracaju divulgou em seu site na última quarta, 24/02, dois arquivos em formato PDF, o plano diretor de MOBILIDADE URBANA, escrito e concluído ano passado pelo escritório do urbanista Jaime Lerner, que será a base de todos os modais de transporte em nossa capital (Desde os motorizados terrestres, passando pelo não motorizados, e até pelo transporte fluvial), como se dará a ocupação das vias, e enfim, a tão sonhada prioridade que sonhamos para o transporte público de passageiros. Desde quarta, nos debruçamos sobre o texto proposto para entendê-lo, e analisar o que irá mudar, o que vem de bom ou ruim... enfim, abraçamos a causa, e agora, você vai entender tudo sobre este novo Plano de mobilidade.

  O planejamento traçado pelos analistas do escritório, juntamente com representantes de órgãos dos municípios da grande Aracaju é extremamente detalhado, e não deixa passar nenhum detalhe despercebido. Desde as premissas da implantação do atual Sistema integrado de Transporte (SIT) e o Sistema integrado Metropolitano (SIM), discorrendo sobre impactos ambientais das futuras obras que melhorem a fluidez do trânsito, gestão pública deste setor, até discorrer sobre as mais variadas proposituras de transportes atuais (transporte individual, hidroviário, animal, bicicleta, coletivo de taxi-lotação, escolar, fretamento, ônibus urbano, etc), estacionamentos, equipamentos, e todo o aparato necessário para que nós, cidadãos que nos deslocamos diariamente pela cidade, possamos conviver com as mais variadas situações e que nos permitam de fato, exercer uma das premissas de nossa constituição que é o direito de ir e vir.

   Nosso foco aqui nesta série, será esmiuçar ao máximo, tudo que o plano diretor de mobilidade urbana irá proporcionar em termos de transporte público, pois o que está previsto, irá mudar radicalmente o que existe hoje na cidade.

   Então, aguarde. 2016 será um ano de muita informação aqui em nossa página, e contamos, como sempre, com vocês caros seguidores, participando, comentando e debatendo junto conosco o que irá por vir.

    Durante a semana, a série terá a devida continuidade. Aguardem

   O plano diretor pode ser encontrado clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário