sábado, 12 de março de 2016

SISTEMAS PELO BRASIL - TERESINA



Olá caros seguidores, como todos que nos acompanham já sabem sábado é dia de Sistemas Pelo Brasil, hoje iremos abordar o sistema da capital piaunense: Teresina. A cidade é cortada por 4 eixos que fazem a ligação até o centro da cidade que além de dividir e revelar as principais vias também regem as linhas de ônibus (zona norte, zona sul, zona leste, zona sudeste). O transporte coletivo então é formado por 533 veículos distribuídos em 105 linhas além de 8 linhas alternativas e 6 linhas opcionais dirigidas pela STRANS. 


A linhas regulares (105) se dividem em radiais, circulares e diametrais. Dos 533 veículos cadastrados 101 são parte da reserva operacional das empresas sendo assim 432 veículos operantes. Em Teresina operam em regime de licitação 13 empresas: Viação Piauiense, Emvipi e Teresinense (Zona Norte - Consórcio Poty); Cidade Verde, Asa Branca, São Cristóvão e Santana (Zona Leste - Consorcio Urbanus); Taguatur, Emtracol, Dois Irmãos, Santa Cruz e Teresina (Zona Sudeste - Consórcio Theresina) ; Transcol opera unica e exclusivamente no lote 4 na Zona Sul, vale ressaltar que nenhuma empresa oriunda de outro estado venceu a licitação permaneceram as antigas operadoras. 

O valor da tarifa atual é de 2,75 e meia tarifa 1,05. Através do novo sistema de integração temporal implantado na capital piauiense os usuários podem acessar outras linhas em pontos estratégicos localizados no centro da cidade sem pagar outra tarifa em um tempo limite de 2 horas, a identificação dos veículos é feita por tarjas indicativas sobrepostas sobre a pintura verde que caracteriza o sistema: Verde (Zona Norte), Vermelha (Zona Leste), Azul (Zona Sudeste), Amarela (Zona Sul). Esse novo sistema tem por intuito integrar o sistema de linhas zona a zona antes e depois da construção dos terminais de integração. 

Além das mudanças pontuais a licitação e obras de mobilidade do governo garantem outras mudanças no sistema, as obras prometidas para o novo sistema constituem em: 8 terminais de integração, 3 estações de transbordo, 1 ponte, e implantação de corredores exclusivos e semi-exclusivos.







Imagens: Breno Gois
Texto (Adaptação): Breno Gois


Referências

http://www.capitalteresina.com.br/noticias/teresina/entenda-o-novo-sistema-de-transporte-de-teresina-4376.html

http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Prefeitura-divulga-resultado-final-da-licitacao-da-linhas-de-onibus/3670

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/01/passagem-de-onibus-em-teresina-sobe-10-e-nova-tarifa-sera-de-r-275.html

http://www.capitalteresina.com.br/noticias/teresina/novo-sistema-de-integracao-entenda-de-uma-vez-com-funciona-24755.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário