sábado, 5 de março de 2016

SISTEMAS PELO BRASIL - RECIFE



Desde 2008 a Grande Recife Consorcio de Transporte vem gerindo o sistema urbano da capital pernambucana e região metropolitana. A metrópole passa por uma serie de mudanças, desde a copa da mundo de futebol de 2014.

Novos sistemas, veículos e tecnologias foram implementados a partir de uma licitação. Foram integrados aos antigos ônibus urbanos o Bus Rapid Transit BRT, sistema de ônibus que busca uma melhor operacionalização do transporte de massa nas grandes cidades ofertando acessibilidade, conforto e agilidade aos usuários, reforço no sistema complementar de micro-ônibus (112 veiculos distribuidos em 8 linhas) e criação de mais algumas linhas opcionais.

Atualmente 11 operadoras (Conorte, Mobibrasil, Borborema Imperial, Vera Cruz, Metropolitana, São Judas Tadeu, Caxangá, Transportadora Globo, Transcol, Pedrosa, Mirim) operam o transporte das cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Paulista, Itamaracá, Moreno, Itapissuma, Araçoiaba. A metrópole pernambucana conta ainda com 4 anéis estruturantes que regem as linhas e tarifas:

TARIFA A - 2,80
TARIFA B - 3,85
TARIFA D - 3,00
TARIFA G - 1,85

OUTRAS INFORMAÇÕES:

O BRT possui dois corredores norte/sul (conorte) leste/oeste (mobibrasil);
Mesmo sem todas as empresas estarem operando em forma de consorcio cada empresa possui sua pintura que faz referência a seu lote de operação;
Os ônibus ganharam números identitários de cada consorcio em seus prefixos e respectivas linhas;
A antiga divisão de ônibus por cores que constitui o SEI identificando o tipo de linha ainda permanece (AZUL - Linha Radial, VERMELHO - Linha Perimetral, VERDE - Linha Interterminal, AMARELO - Linha Alimentadora, BRANCO - Linha Circular).



Texto: Breno Gois
Imagens: Gledson Mago






Nenhum comentário:

Postar um comentário