sábado, 2 de abril de 2016

SISTEMAS PELO BRASIL - SÃO LUÍS



Hoje iremos conhecer um pouco sobre o sistema urbano operante na capital maranhense. A cidade é atendida por 27 empresas que juntas somam em suas frotas mais de 870 veículos alocados em 168 linhas urbanas. Além do entorno municipal, São Luís ainda faz ligações com cidades circunvizinhas como Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar. Atualmente o transporte municipal é gerido pela Secretaria Municipal de Trasportes e Trânsito de São Luís, que recentemente abriu edital para licitação do sistema tendo em vista melhorias para o transporte na capital maranhense.
A cidade de São Luís conta com 5 Terminais Integrados espalhados pelas zonas da cidade, são eles: Terminal Praia Grande, Terminal COHAB-COHATRAC, Terminal São Cristóvão, Terminal Cohama-Vinhais e o Terminal do Distrito Industrial. O sistema possui apenas linhas do tipo troncais (partem do bairro passam por algum terminal e seguem até grandes corredores depois retornam ao seu bairro de origem), circulares (circulam por vários logradouros e corredores) e alimentadoras (que ligam um determinado bairro a um terminal integrado).
Em São Luís o bilhete único é utilizado para integração fora dos terminais e garante mais alguns benefícios para a comunidade maranhense. A tarifa atual é de 2,60 e vale para as linhas urbanas integradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário