terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Na Espanha, ônibus urbanos ganham jardins sobre o teto para neutralizar emissões (vídeo)

A emissão excessiva de gases poluentes na atmosfera tem sido uma preocupação constante do governo espanhol, que já prepara restrições drásticas para circulação de veículos em cidades como Madrid e Barcelona.

Mesmo com menos carros nas ruas – especialmente os veículos diesel – o trânsito ainda pode emitir uma grande quantidade de poluentes, sendo os ônibus uma das principais fontes. Mas, para resolver a questão, ônibus elétricos – movidos por baterias de lítio – e híbridos ganham cada vez mais espaço no transporte público de passageiros. Ainda assim, há uma grande frota de veículos diesel no serviço urbano em circulação.

Para tentar neutralizar as emissões dos ônibus, a Fundação Cotec e a Câmara Municipal de Madrid partiram para um projeto interessante, a instalação de jardins sobre os tetos dos ônibus.
Batizada de “Move Verde”, a iniciativa visa a criação de espaços verdes sobre os veículos, sendo estes jardins móveis dotados de plantas de baixo crescimento, que não prejudicam a visibilidade do ônibus. Embora não tenha sido divulgado, o sistema de irrigação desse jardim bem poderia utilizar a água resultante do ar-condicionado, reduzindo também o consumo de água.

 Além disso, a administração de Madrid quer também instalar jardins sobre os abrigos dos pontos de ônibus, que ajudariam a reduzir o impacto da emissão de poluentes na capital espanhola. O custo de cada jardim nos ônibus é de 2.500 euros, enquanto cada abrigo demandará 1.000 euros. Confira o vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário