sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Coluna do KBÇA: "O fim de uma utopia. Adeus BRT!"

Bom dia a todos, e peço desculpas pela demora em publicar a coluna. O tempo está meio corrido, mas estamos juntos, de novo e outra vez. Vamos ao que interessa. Essa semana, a Infonet publicou em seu site a intenção da prefeitura em sepultar de vez a famigerada ideia faraônica do BRT (Bus Rapid Transit), proposta pelo então prefeito João Alves em seu plano de mobilidade. 

O projeto do BRT, que exige um volume absurdo de recursos para ser efetivado em toda a sua plenitude, obras que pelo histórico de "politiquinhas" da nossa pátria amada Brasil, levariam décadas, além de toda uma mudança na gestão e administração do sistema de transporte como conhecemos. Um "empurrão" dado pela justiça essa semana, serviu de gatilho para adiantar as intenções da administração municipal em sepultar a antiga ideia de revolucionar os transportes. A justiça, em decisão liminar, obrigou a prefeitura a acabar com as faixas exclusivas de ônibus, já que não havia nenhum BRT rodando por ai (Sim, os articulados da Atalaia não são ônibus adequados para esse sistema), e em muitos corredores, como no trecho da avenida beira mar entre o terminal zona sul e a ponte do riomar, a demora de qualquer linha que circula diuturnamente por ali é abismal. 

Então, a solução mais realista possível, e que atendesse num prazo muito menor a sua execução (atentando ao fato que na atual crise financeira, sua viabilidade é excelente), a prefeitura decidiu que irá estudar (Sim... estudos, e mais estudos...) como fará para colocar em prática o BRS (Bus Rapid Service), que nada mais é que ônibus convencionais (articulados ou não) que operam em faixas exclusivas ou não, carecendo de muito menos obras que o BRT, haja vista a necessidade de se construir novas pistas, que poderiam causar muitos prejuízos como na área ambiental (o projeto do BRT previa, por exemplo, a derrubada de todas as árvores da av. Adélia Franco para construir uma nova via exclusiva de brt), social (visto a demora para pagar as indenizações decorrentes das futuras desapropriações) entre outros obstáculos.

A prefeitura recuperou recursos quase perdidos, que estavam na caixa econômica na casa de 130 milhões de reais, depositados na conta da prefeitura desde 2012, além de ter conseguido através de emenda da bancada federal mais dinheiro para construir uma ponte que ligue a coroa do meio à avenida Tancredo Neves, e as obras do governo do estado existentes como a ligação da gasoduto à avenida Rio de Janeiro e a duplicação da Euclides Figueiredo no porto D'antas. Além disso, a administração municipal iniciou o recapeamento de grandes avenidas como a Alexandre Alcino e a avenida que permeia o Shopping Jardins.

Face a esta realidade, basta apenas que haja vontade política séria para fazer acontecer o futuro BRS. Vamos viver de realidade senhores gestores, o futuro é agora. Chega de promessas mirabolantes e impossíveis de serem realizadas. O futuro do crescimento das cidades e da economia, passa por uma boa mobilidade e um transporte público de qualidade.


Urban Matos
EDITOR DA COLUNA

Um comentário:

  1. Teria que se fazer o sistema igual ao que existe aqui na cidade de São Paulo, aonde usasse as faixas centrais das avenidas como faixa exclusiva para ônibus e os canteiros centrais das avenidas como parada de ônibus de embarque e desembarque de passageiros, e avenidas que tenhas esse perfil é o que não falta em Aracaju, a exemplo das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco, Rio de Janeiro e Gasoduto, Heráclito Rollemberg, Tancredo Neves, Beira Mar, Delmiro Gouveia, Maracaju, Maranhão, e avenidas do Conjunto Bugio e Augusto Franco (as com os canais cobertos), além de outras do tipo dentro de Aracaju e nos complexos habitacionais de NS Socorro e São Cristóvão. O que falta realmente é uma gestão da PMA em conjunto com as prefeituras da região Metropolitana de Aracaju, para fazer o que se é preciso, deixando a politicagem de lado e pensando no bem está de toda a população.

    Ass: Isaac Duó
    Me segue no Facebook: facebook.com/duo0406

    ResponderExcluir